Aventureiros dormem pendurados a mais de 100 metros do chão nos EUA

O nervosismo e o medo são parte de uma aventura onde o objetivo é manter os pés longe do chão: acampar pendurado a 150 metros acima do solo, apoiado em paredes verticais. Empresas já oferecem a pessoas com "sede de aventura" a possibilidade de um passeio que só montanhistas mais corajosos faziam: acampar em uma parede vertical.
Com vales intermináveis de bosques, lagos e montanhas, as Rochosas são uma das paisagens naturais mais emblemáticas dos EUA. O local é o destino predileto de milhares de pessoas em busca de contato com a natureza e esportes radicais.
A escalada das paredes verticais da cordilheira atrai um grande número de montanhistas que, após completar a escalada, criam um vínculo especial com o lugar.
A vista espetacular, no entanto, já não são privilégio de poucos. Há dois anos, a empresa turística Kent Mountain Adventure Center (KMAC) oferece a possibilidade de acampar a 150 metros do chão, apoiado nas paredes.
"Fomos contactados pelo apresentador britânico Charlie Boorman, que nos perguntou se poderíamos instalar camas de campanha penduradas para ele. Ele e sua equipe estavam filmando um programa sobre aventuras extremas nos EUA. Fizemos isso e, com a ajuda de Jennifer Barlett e da secretaria de Turismo do Colorado, ampliamos a oferta ao público em geral", diz Harry Kent, diretor da KMAC.
"Falei com os guias e eles concordaram que seria um bom pacote turístico para a KMAC, especialmente porque ninguém oferecia algo parecido nos EUA, nem no mundo. Começamos a fazê-lo e logo os meios de comunicação e as pessoas demonstraram interesse."
Segundo Kent, não se trata de algo muito difícil de fazer e até os principiantes conseguem passar um fim de semana na parede. "Definitivamente não é preciso ser montanhista, só ter um nível básico de preparo físico para poder subir. E se a pessoa não consegue subir, podemos trazê-la com uma corda", afirma.
Algumas pessoas contam que, durante sua experiência, nunca conseguiram livrar-se da sensação de nervosismo e do medo, mas afirmam que ver o entardecer e o amanhecer da parede de uma montanha foi impactante.
"O principal perigo que identificamos para acampar em uma parede são as tempestades elétricas. Conseguimos lidar com a chuva e até com a neve, mas se há nuvens na região e sabemos que poderia haver tempestades elétricas, voltamos para o chão e esperamos que passem antes de subir novamente", diz o diretor da empresa.
Ele explica ainda que os turistas são acompanhados por um guia em toda a experiência. "Os sistemas que usamos têm muitos dispositivos de segurança para minimizar o potencial de perigo."
Ao chegarem lá em cima, e sentarem-se na cama suspensa, as pessoas podem relaxar (ou tentar), conversar, ler e até tomar chá ou vinho. O principal, no entanto, é apreciar a paisagem, de acordo com Kent.

Comentários