Em fotos: Dez anos do projeto Imagens do Povo


Uma exposição e um livro marcam os dez anos do Programa Imagens do Povo. A foto, que integra a mostra, retrata uma ocupação militar no Caju.
Com base na Maré, no Rio de Janeiro, o projeto é uma realização do Observatório de Favelas. Aqui, é retratada a Ocupação Mama África, em São Domingos, Niterói

A ideia do programa é formar fotógrafos moradores de comunidades, aliando a técnica da fotografia à promoção dos direitos humanos e democratização da comunicação. A foto mostra bate-bola do Muquiço durante carnaval em Guadalupe.

O objetivo principal do programa é "criar novas representações sobre os espaços populares, contribuindo para desconstruir os estigmas relacionados a estes territórios", diz o site do projeto. A foto mostra meninos dançando passinho na Baixa do Sapateiro, no Complexo da Maré.

Em 2004, quando o programa foi criado, os alunos ainda produziam imagens de forma analógica e a internet não estava tão consolidada. Imagem registra despedida no campo da Paty, Nova Holanda, Complexo da Maré. Rio de Janeiro, 2012.

"Neste contexto, o desafio de promover a visibilidade de novas representações sobre espaços populares se fazia urgente na estratégia de combater os estereótipos da mídia hegemônica", diz o site do programa. Foto retrata processo de remoção na Vila Autódromo.

Em uma década muita coisa mudou, principalmente devido aos avanços tecnológicos. Mas os integrantes do projeto afirmam que ainda lutam pela "garantia do direito à diferença e construção da igualdade em termos de dignidade humana". Imagem mostra luta pela moradia na comunidade Beira Rio, em Manguinhos. Rio de Janeiro, 2013.

Em uma década, mais de duzentos fotógrafos formaram-se no programa. Setenta integram a Agência Escola do projeto atualmente. Na foto, uma mulher observa grafite feito no muro de sua casa na Vila Operária, em Duque de Caxias.

Para comemorar os dez anos do programa haverá mostras, bate-papos, projeções e o primeiro Festival de Fotografia Popular. Imagem mostra menino saltando poça em Pitimbu.

Também foi lançado o livro NÓS e, até o dia 28 de março, as fotos serão exibidas em mostra no Galpão Bela Maré. Esta imagem mostra uma ocupação em São Paulo.

Da BBC Brasil

Comentários