África, 'Terra Devastada': fotógrafo lança série em preto e branco

A parte final da trilogia do fotógrafo Nick Brandt, mostrando as paisagens naturais e a vida selvagem do leste da África está exposta na Atlas Gallery, em Londres. Acima, leão em Maasai Mara, 2012 © Nick Brandt.
'Pela Terra Devastada' é o ponto alto de dez anos de trabalho e foi publicado depois dos outros dois trabalhos de Brandt, 'Nesta Terra' e 'Uma Sombra Cai'. Acima: Dois elefantes em Amboseli, © Nick Brandt.
Apesar de as paisagens manterem a intensa beleza de trabalhos anteriores de Brandt, e dos animais em toda sua majestade continuarem a ressoar sentimentos humanos, há um sentimento de tragédia e destruição em muitas das imagens', informou a galeria Atlas. Acima, pegada de elefantes em Amboseli, 2012, © Nick Brandt.
O retratos de animais impressionantes de Brandt agora são acompanhados por trabalhos que exploram novos temas como a presença humana e o repovoamento da paisagem com restos de animais. Acima, leão e gnu em Amboseli, 2012, © Nick Brandt.
'As fotos de guardas florestais com presas mostram (presas de) elefantes mortos pelos caçadores dentro do ecossistema Amboseli Tsavo', explicou Brandt. Acima, guarda-florestal com presas de elefante, Amboseli, 2011, © Nick Brandt.
'A África é a África por causa dos animais de lá. Os elefantes, leões, girafas, guepardo, rinocerontes, eles todos são criaturas icônicas que exercem uma atração poderosa, profunda, emocional e mítica em nossas imaginações. Mas não podemos mais tomar a presença deles como algo garantido', disse Brandt. Acima, elefante em Amboseli, 2011, © Nick Brandt.
'Os guardas-florestais nas fotos fazem parte da equipe da Big Life Foundation, uma organização sem fins lucrativos que fundei em setembro de 2010 em um esforço para acabar com o alarmante e grande aumento da caça no leste da África', acrescentou o fotógrafo. Acima, fila de guardas-florestais com presas de elefantes, Amboseli, 2011, © Nick Brandt.
A exposição das novas fotos de Nick Brandt fica na Atlas Gallery de Londres até o dia 10 de novembro. O livro que acompanha a exposição é da editora Abrams Books. Acima, um círculo de leões no Serengeti, 2012. Todas as fotos: © Nick Brandt.
Da BBC Brasil

Comentários