Parede de plasma solar, rota de cometa e Nebulosa do Véu: concurso reúne melhores fotos astronômicas

A BBC Brasil preparou uma galeria com algumas das melhores imagens pré-selecionadas para o concurso Insight Astronomy Photographer of the Year 2016, organizado pelo Observatório Real de Greenwich, em Londres. Via BBC Brasil

Esta foto que mostra a silhueta de um pássaro em contraste com o brilho da Lua cheia é uma das imagens pré-selecionadas para a competição Insight Astronomy Photographer of the Year 2016. A foto foi tirada em Hawke's Bay, na Nova Zellândia, por Andrew Caldwell.
O concurso, em sua oitava edição, recebeu mais de 4.500 inscrições de fotógrafos amadores e profissionais de mais de 80 países. Esta imagem das luzes verdes da Aurora Boreal foi registrada por Jan R. Olsen em Olderdalen, na Noruega.
A competição, realizada em conjunto pelo Observatório Real de Greenwich com a revista BBC Sky at Night e a empresa de investimentos Insight, seleciona vencedores em nove categorias e dois prêmios especiais. Esta foto do cometa Lovejoy foi tirada por Michael Jaeger.
As estrelas da Via Láctea sobre a paisagem naturalmente colorida das Colinas Pintadas do Oregon, nos EUA, aparecem nesta imagem regsitrada por Nicholas Roemmelt.
Ivan Eder registrou esta imagem da Nebulosa Laguna M8, localizada aproximadamente a 5.000 anos-luz da Terra.
A sombra do vulcão Mauna Kea, no Havaí, é projetada pelo Sol nascente sobre outro vulcão, Hualalai, enquanto a Lua cheia brilha no céu, nesta imagem de Sean Goebel.
O Triângulo de Pickering é o objeto da foto de Bob Frankel. Situado na Nebulosa do Véu, o Triângulo de Pickering é um dos principais exemplos visuais de restos da explosão de uma estrela supernova.
O fotógrafo Eric Toops captou uma das protuberâncias solares, arcos de gás que se extendem na coroa solar, em sua foto intitulada "Parede de Plasma".
As imagens vencedoras serão anunciadas no dia 15 de setembro de 2016. Esta imagem da Aurora Boreal sobre Jokulsarlon, na Islândia, foi registrada por Giles Rocholl.

Comentários