Imagens capturam beleza do céu noturno

O concurso de fotos noturnas The World At Night 2015 escolheu dez imagens vencedoras. Os cliques vieram de um grupo de cerca de mil concorrentes, enviados por fotógrafos profissionais e amadores do mundo todo. Esta imagem de Eric Nathan, da África do Sul, foi a vencedora geral, chamada "Rastros de Estrelas sobre a Montanha". Da BBC


A competição anual de fotografia, agora em sua sexta edição, visa chamar a atenção para a beleza natural do céu durante a noite, mas também para como esta beleza está ameaçada pelas luzes artificiais. A foto acima, de Ben Coffman, captura a Via Láctea e a Lua logo acima do Parque Nacional Crater Lake, no Oregon, Estados Unidos, em uma manhã de inverno.
O tema da competição era "A Importância dos Céus Escuros" e as imagens foram julgadas em duas categorias: "Beleza do Céu Noturno" e "Contra as Luzes". A foto de Zhou Yannan, "Lua de Sangue sobre Chongqing", usa uma sequência de fotos para mostrar um eclipse lunar, começando como um disco avermelhado e gradualmente saindo das sombras.
"Acima e abaixo" mostra o céu noturno contra as luzes artificiais de cidades, nesta foto feita por Evgeny Trisko, na cidade de Pyatigorsk, na Rússia.
Outra imagem vencedora de Trisko, "Acima da Poluição da Luz", mostra a Via Láctea emergindo das nuvens, com o observatório Terskol no centro, perto do monte Elbrus, no norte do Cáucaso.
O Salar de Uyuni, na Bolívia, o maior do mundo, parece ainda mais belo quando retratado junto com o arco da Via Láctea. A foto é de Caren Zhao.
A luz da Lua e a Via Láctea iluminam o Monte Rainier em Washington, nos EUA, nesta foto de Brad Goldpaint.
A foto "Rastros de Estrelas sobre Bromo" foi feita por Hui Chieh Teoh mostrando vulcões no Leste de Java, Indonésia. Ao fazer uma exposição durante um longo tempo, a fotógrafa mostra o que parece ser a rotação das estrelas no céu.
"A Floresta Encantada", foto de Lyubov Trifonova, foi o primeiro lugar na categoria Beleza do Céu Noturno. Mostra a aurora boreal acima de uma paisagem nevada em Murmansk, Rússia.

Comentários