Fotógrafo transforma soldados em brinquedos no deserto

Para marcar o 40º aniversário do conflito no Saara Ocidental, o fotógrafo Simon Brann Thorpe fez o projeto Toy Soldiers ('Soldados de Brinquedo', em tradução livre). À primeira vista, estas figuras realmente parecem brinquedos em uma paisagem falsa. Mas, eles são pessoas reais. O projeto de Thorpe tenta chamar atenção para um conflito que dura 40 anos sem sinal de solução.

Apesar de estar, na prática, sob controle do governo do Marrocos, a soberania do território do Saara Ocidental ainda não foi definida, com os rebeldes do grupo Frente Polisário lutando por independência. O conceito de colocar soldados reais como se fossem de brinquedo é a metáfora perfeita para a desumanização causada pela guerra.
"Todas as paisagens do projeto foram escolhidas ou por sua importância histórica como campo de batalha ou por sua importância geográfica e antropológica", disse Thorpe.
Esta foto de uma fileira de "soldados de brinquedo" é chamada "Estrada para Lugar Nenhum" e foi feita em uma área perigosa onde estão várias minas terrestres que não explodiram.
O trabalho foi produzido em colaboração com um comandante militar e os soldados liderados por ele. As poses adotadas pelos soldados contribuem para construir a narrativa do projeto, que cuida da perda da identidade durante uma guerra, tanto no nível nacional como no individual.
O projeto virou um livro, publicado por Dewi Lewis.

Comentários