Noite a três: fotógrafa faz ensaio com casais 'grávidos' na Rússia

Jana Romanova criou a série fotográfica "Waiting" ("Aguardando") depois que vários casais que conhecia ficaram grávidos e tiveram que enfrentar as mudanças trazidas pela maternidade e paternidade. A artista russa reuniu retratos de 40 casais "grávidos" feitos ao longo dos últimos anos, entre eles alguns encontrados com a ajuda de rede sociais. Romanova acredita que hoje este trabalho funcione como uma radiografia da Rússia contemporânea.
Romanova contou à BBC que sua vida entrou em uma nova fase em 2009, quando diversos casais de amigos ficaram grávidos e todas as conversas passaram a girar em torno deste tema.
Além de fotografar os amigos, ela entrou em contato com outros casais que não conhecia por meio das redes sociais, conseguindo que alguns aceitassem serem fotografados.

A fotógrafa explicou que logo se deu conta de que as imagens não são apenas sobre casais, mas também sobre os quartos onde elas foram feitas.
Romanova acredita que as fotos “dizem muito sobre como vivem os casais hoje em dia nas grandes cidades russas, mais de duas décadas depois do fim da União Soviética".
Em alguns casos, para fazer as fotografias, Romanova dormiu na casa destes casais e, em silêncio, entrou em seus quartos por volta das 4h ou 5h da madrugada.
Em outros casos, os casais deram as chaves de seus apartamentos para que ela entrasse nas primeiras horas da manhã.
Muitas das imagens foram feitas durante o fim de semana, aproveitando que os casais não tinham de ir trabalhar.
Com muito cuidado, Romanova colocava uma escada no extremo das camas para fotografar.
Segundo a artista, a maioria das pessoas retratadas têm entre 20 e 30 anos de idade e "fazem parte das últimas gerações nascidas antes do fim da União Soviética".
Via Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: