Fotógrafo retrata paisagens 'invisíveis' com infravermelho

Uma nova exposição do fotógrafo britânico Ed Thompson explora os limites da percepção humana, focando no que está fora do nosso espectro visual e documentando acontecimentos que, em geral, passam despercebidos. O projeto "O Invisível" utiliza o espectro infravermelho para criar imagens que transformam o mundo a nossa volta, forçando o espectador a buscar pistas visuais para relacionar a imagem a algo que conhecemos.
O projeto começou em 2010, quando Thompson pesquisava uma forma de documentar a "vila mal-assombrada" de Pluckley, na Inglaterra, e encontrou artigos sugerindo que fantasmas poderiam ser registrados usando fotos com infravermelho.
"Sob condições normais, nós vemos (comprimento de ondas) entre 400 e 700 nanômetros, o alcance de luz que a maioria dos filmes consegue registrar", disse Thompson. "No entanto, com o filtro certo, o filme com infravermelho vai revelar luz entre 750 e 1.000 nanômetros. Isso permite que o invisível seja fotografado".
Suas fotos resultaram em uma série chamada "A Vila". A partir daí, ele começou a pesquisar temas para "O Invisível". (A Vila: Park Wood)
A foto acima, 'A Floresta Vermelha' (2012) "usa o filme com infravermelho para documentar a condição da floresta mais radioativa do mundo e, por sua vez, recria a Ucrânia em um vermelho soviético profundo", diz Thompson.
A placa de Pripyat fica fora da aldeia dos trabalhadores, próxima à planta nuclear de Chernobyl, palco do mais grave acidente nuclear da história, em 1986.
Outras fotos tiradas por Thompson refletem o uso anterior dado aos filmes Kodak, da aplicação médica - vista acima em "A Veia" (2014) - à vigilância aérea por militares.
Thompson reforça que, apesar de parecerem "de outro mundo", essas fotos são tão reais como
qualquer imagem de documentário. "Existe muito debate no fotojornalismo contemporâneo e no fotojornalismo de documentário sobre manipulações, tanto na construção, quanto na pós-produção das imagens fotográficas", diz ele.
A exposição "O Invisível" pode ser vista na Galeria Four Corners, em Londres, até 18 de abril. Para mais informações, visite www.edewardthompson.co.uk
Da BBC

Comentários