Concurso de Observatório de Greenwich premia 'espetáculo dos céus'

Amantes da astronomia têm até 16 de abril para inscrever suas fotos no prêmio britânico Insight Astronomy 2015, que premiará fotos de paisagens espaciais, estrelas e da Lua, entre outras categorias. Diversas imagens impressionantes já estão concorrendo aos prêmios, como esta da Via Láctea, feita por Martin Giertl em Elfin Lakes, Canadá. Da BBC
Valery Shamukov submeteu esta foto do Sol, feita com um filtro "cálcio-K", que se refere a um comprimento de onda de luz violeta emitido por íons de cálcio em ambientes extremos, como a atmosfera solar.
"Este lugar se chama Monjes de la Pacana e fica perto da tríplice fronteira entre Bolívia, Chile e Argentina", diz o fotógrafo Adhemar Duro Jr. "Os monges são, na verdade, grandes formações rochosas no meio das terras altas, e o monolito visto aqui é a mais emblemática delas, tendo o tamanho de um pequeno edifício."
Sebastián Guillermaz passou uma longa noite tentando fotografar um cometa, sem sucesso. Mas, na hora de ir embora, deu sorte: testemunhou esta bela imagem da Lua.
Esta vista da Lua, sobre o Castelo de Edimburgo (Escócia), foi fotografada no dia de Natal de 2014 e submetida por Grant Ritchie.
Acima, imagem submetida por Mark Hanson, mostra a Nebulosa do Coração, IC 1805, Sh2-190, nuvem de poeira e gases situada a 7,5 mil anos-luz da Terra, na constelação de Cassiopeia.
Esta vista panorâmica do céu no Parque Nacional de Arches, em Utah (EUA), foi feita por David Toussaint a partir de 20 imagens diferentes.
A imagem da Nebulosa de Eta Carinae, sistema estrelar contendo ao menos duas estrelas, a 7,5 mil anos-luz do Sol, foi feita por Stephen Mohr.
Dave Brosha fez uma foto de seu colega Paul Zizka enquanto este tentava retratar uma aurora boreal.
Aqui, mais uma imagem da aurora boreal, retratada em uma justaposição de cinco fotos verticais de autoria de Kolbein Svensson.
A lagoa Waldronville, na Nova Zelândia, serviu de cenário para esta foto de Ian Griffin, mostrando a Estação Espacial Internacional atravessando o céu. Para participar do concurso ou saber mais do Insight Astronomy, acesse o site www.rmg.co.uk/astrophoto.

Comentários