Fotógrafa da BBC registra a arte do grafite em Portugal e Espanha


Yana Gribovskaya, da BBC Ucrânia, registrou algumas amostras impressionantes da arte de rua da Península Ibérica. Acima, grafite em Cartagena, Espanha. (Fotos: Yana Gribovskaya)

Alguns dos artistas que colorem estas paredes e muros usam cores brilhantes, que atraem o olhar de todos. Na imagem, outra amostra em Cartagena, na Espanha. (Fotos: Yana Gribovskaya)

Outros preferem incorporar o trabalho no espaço urbano e, a um primeiro olhar, pode ser difícil diferenciar a realidade da fantasia, como no exemplo acima, fotografado em Málaga, na Espanha. (Fotos: Yana Gribovskaya)

Na imagem, a fotógrafa flagra a arte na parede lateral de uma rodoviária no centro de Sevilha, Espanha. (Fotos: Yana Gribovskaya)

Graças a outro artista de rua em Sevilha, mais arte invade os muros da cidade espanhola. (Fotos: Yana Gribovskaya)

Lisboa, em Portugal, é uma cidade muito rica em termos de música: o tradicional e dramático fado é parte integral da cultura do país. Portanto, não é supresa que os grafieiros da cidade usem esta inspiração em muros e paredes. (Fotos: Yana Gribovskaya)
Os artistas no Porto exibem uma abordagem mais criativa para aproveitar o formato de algumas ruínas. (Fotos: Yana Gribovskaya)

E o grafite no Porto aparece em prédios novos e antigos. Na imagem, um exemplo próximo de uma igreja. (Fotos: Yana Gribovskaya)

No Porto, os artistas encontram vários objetos nas ruas para aumentar a inspiração, usando cada elemento da paisagem e mobiliários urbanos como tela. (Fotos: Yana Gribovskaya)

Por toda a cidade portuguesa é possível encontrar obras criativas, do centro da cidade até os becos mais obscuros. (Fotos: Yana Gribovskaya)

O estilo da arte do grafite varia na Espanha. É possível ver de tudo, desde as obras mais realistas até o mais bizarro e surreal. Na imagem, grafite em Salamanca, na Espanha. (Fotos: Yana Gribovskaya)

O assunto das obras é limitado apenas pela imaginação do artista. Na foto, arte em Salamanca, Espanha. (Fotos: Yana Gribovskaya)

Passado e futuro, real e fantástico, todos estes fatores coexistem nos muros das cidades da Espanha. Na imagem, um grafite em Burgos. (Fotos: Yana Gribovskaya)

A arte dos grafiteiros assume muitas formas e eles podem se expressar até usando uma simples lata de lixo em uma rua de Burgos, na Espanha. (Fotos: Yana Gribovskaya)

Comentários