Brasileiros concorrem em um dos prêmios mais importantes da fotografia

A lista de finalistas do concurso Sony World Photography Awards de 2015 inclui uma grande variedade de estilos fotográficos e de temas. Entre os escolhidos, estão dois brasileiros. Marcio Cabral concorre com esta imagem na categoria aberta Panorânica. A foto, intitulada 'Paepalanthus Galactic', retrata um tipo raro de flor encontrado apenas no Cerrado. Ao fundo, os morros da Baleia e do Buracão, na Chapada dos Veadeiros.
A competição deste ano atraiu um número recorde de inscrições - 173.444 pessoas de 171 países. São 13 categorias profissionais, dez abertas e três jovens. O também brasileiro Ronaldo Land concorre com esta imagem na categoria profissional Esporte. A fotografia mostra o skatista profissional Damascena realizando uma manobra chamada ollie próximo a policiais absortos no Rio de Janeiro.
Esta imagem de Bujang Ganong saltando através de um círculo de fogo foi feita por Aprison-Aprison. Clicada na Indonésia, a foto foi selecionada para a categoria aberta Artes e Cultura.
Dougie Wallace foi selecionado na categoria profissional Retratos por um estudo comparativo de Glasgow e do bairro de Kensington e Chelsea, em Londres.
Daesung Lee, da República da Coreia, é finalista na categoria profissional Conceitual por 'Arqueologia Futurista', um projeto que retrata a desertificação na Mongólia.
Três sapos 'fofinhos' lutam para ficar pendurados em um galho na imagem de Harfian Herdi, que compete na categoria aberta Natureza e Vida Selvagem.
Gina Alderson-Hicks, da Austrália, foi indicada na categoria aberta Arquitetura. Ela diz: "Miracle Mile foi a primeira fotografia que tirei após me mudar de Los Angeles para Nova York."
'Lidos da Inglaterra: Achados e Perdidos', um projeto de Jonathan Syer, incluindo esta foto da piscina pública de Tooting Bec, em Londres, concorre na categoria profissional Campanha.
Jonathan Yeap Chin Tiong, de Cingapura, retratou uma equipe de nado sincronizado para a categoria profissional Esportes.
'Comportamento Animal', de Kimmo Metsaranta, da Finlândia, é uma série de natureza morta construída usando gatos.
O projeto de Sabine Lewandowski, que concorre na categoria profissional Pessoas, é focado na vida das pessoas com sindrome de Down.
Um pastor foi fotografado em uma tempestade de neve em Gilan, no norte do Irã, por Saeed Barikani. A imagem concorre na categoria aberta Sorriso.
O vencedor do concurso será anunciado no dia 23 de abril. A imagem vencedora e as indicadas serão exibidas na Somerset House, em Londres, de 24 de abril a 10 de maio. (Joseph Makeni, Quênia, categoria aberta Sorriso, 2015 Sony World Photography Awards)

Comentários