Fotos: a Ásia depois do tsunami em 2004 e em 2014

Dez anos depois do tsunami no Oceano Índico, imagens mostram como as cidades e vilarejos foram reconstruídos. No dia 26 de dezembro de 2004, um dos maiores terremotos já registrados atingiu a costa da Indonésia, desencadeando um tsunami que devastou comunidades no Oceano Índico. Mais de 225 mil pessoas morreram como resultado do terremoto de 9,1 graus de magnitude e das ondas gigantes que atingiram vários países. Agora, áreas costeiras da Indonésia e Tailândia, destruídas pela tragédia, mostram os sinais da recuperação. Acima: imagem aérea mostra a devastação no oeste da província de Aceh, na Indonésia, em 8 de janeiro de 2005 e, à direita, a mesma área em 11 de dezembro de 2014 (Foto: Getty Images)
Áreas turísticas na costa da Tailândia viraram ruína. Em regiões mais pobres, como Aceh, na Indonésia, dezenas de milhares de barcos de pesca foram destruídos e a terra usada para agricultura ficou contaminada, submersa na água do mar. Na foto, Aceh, na Indonésia, em janeiro de 2005 (acima) e em dezembro de 2014. (Foto: Getty Images)
Cerca de 170 mil pessoas morreram ou desapareceram em Aceh e na ilha próxima, Nias, depois do tsunami. Nas fotos, Aceh, Indonésia, em janeiro de 2005 (no topo) e no presente. (Foto: AFP/Getty Images)
Estas imagens aéreas mostram a devastação do tsunami em uma área residencial de Aceh em janeiro de 2005 e a reconstrução da região. (Foto: Getty Images)
Esta imagem mostra a principal estrada do litoral coberta de destroços no bairro de Besar, Aceh, janeiro de 2005. Na imagem de baixo, a nova estrada, no mesmo lugar, em novembro de 2014. (Foto: AFP/Getty Images)
O tsunami deixou muitas áreas costeiras devastadas, incluindo a cidade de Meulaboh, agora chamada de Kota, em Aceh, Indonésia. Acima, Meulaboh em janeiro de 2005, abaixo, em novembro de 2014. (Foto: AFP/Getty Images)
A mesquita em Lampuuk, Aceh, apesar de danificada, resistiu à força da onda. Hoje, a região voltou à vida. Na foto acima, a área da mesquita em dezembro de 2004 e, abaixo, em dezembro de 2014. (Foto: AFP/Getty Images)
As regiões mais afetadas na Tailândia foram Phang Na, Ranong, Trang, Krabi e Phuket. Estas províncias formam o coração da indústria de turismo da Tailândia. A piscina do hotel Holiday Inn em Patong Beach, Phuket, ficou coberta de destroços. Dez anos depois, os turistas voltaram para a área reformada. A foto de cima foi feita em dezembro de 2004 e a de baixo, em dezembro de 2014. (Foto: Getty Images)
Reduto de mochileiros, Ko Phi Phi também foi muito afetado pelo tsunami. Logo depois do desastre, foi pedido que os sobreviventes deixassem a ilha. A foto de cima mostra Ko Phi Phi em janeiro de 2005 e a de baixo, o local em dezembro de 2014. (Foto: Getty Images)
As lojas, restaurantes e casas de Ton Sai Bay, em Ko Phi Phi, foram levadas pela onda. O tamanho da devastação é mostrado na foto de cima, feita em dezembro de 2004. O mesmo local aparece transformado na foto de baixo, feita em dezembro de 2014. (Foto: Getty Images)

Da BBC Brasil

Comentários