Como o grafite transformou os espaços públicos do mundo

Um livro publicado recentemente se propõe mostrar a arte por trás dos grafites espalhados pelas ruas do mundo todo. “Concrete Canvas” fala sobre como a arte de rua está redefinindo as paisagens dos nossos espaços públicos e transformando-as sutilmente. (Freedom Tunnels, Nova York).
O autor, o britânico Lee Bofkin, viajou o mundo todo documentando arte de rua e tirou mais de 60 mil fotos para o “Arquivo mundial de arte de rua” (muro em São Paulo, por Graphis).
“Nos últimos 50 anos, a sociedade mudou seu pensamento com relação ao grafite, que antes era visto como uma perturbação pública e uma verdadeira ameaça a paisagem, mas agora ele é visto como arte e há vários festivais de grafite celebrados pelo mundo. Algumas cidades estão descobrindo a possibilidade de embelezar a região com esse tipo de pintura”, disse Bofkin (Dalai Lama, de Mear-One, Los Angeles, EUA).
O trabalho analisa a interação das influências locais e mundiais na arte encontrada em cada cidade. (Trabalho de El Marian em Buenos Aires, Argentina).
“Quando visitei a Argentina, descobri que a arte de rua de lá era bem diferente do grafite encontrado no Brasil, por exemplo. A Argentina tinha menos grafite de letras do que em São Paulo e era mais focada em mais personagens e retratos”, explica Bofkin.
Aqui um trabalho de Kislow e Seth Globepainter na Ucrânia (Seth é francês)
“Tudo fecha aos domingos na Suíça e nas ruas tudo parece meio sem graça. Mas se você gastar só alguns minutos andando ao lado dos trilhos de trem em Basel, o grafite que você vir lá irá convencê-lo de que o tédio é apenas superficial. Existem muitos artistas de rua suíços bem talentosos”, conta Bofkin. Aqui, as artistas Ezra-One e Mate posam ao lado da obra delas em Lucerne.
Bofkin é co-fundador e CEO de “Global Street Art”, um arquivo de fotos de arte de rua, e fundador do Walls Project, que já organizou mais de 500 muros com arte de rua desde 2011. (Trabalho de Ima-One & Suiko no Japão).
O livro de Lee Bofkin, Concrete Canvas – Como a arte de rua está mudando a paisagem das nossas cidades, foi publicado pela Octopus Books. (Uma obra em bondes em Valparaíso, no Chile, por Nicolina.
Da BBC Brasil

Comentários