Como o grafite transformou os espaços públicos do mundo

Um livro publicado recentemente se propõe mostrar a arte por trás dos grafites espalhados pelas ruas do mundo todo. “Concrete Canvas” fala sobre como a arte de rua está redefinindo as paisagens dos nossos espaços públicos e transformando-as sutilmente. (Freedom Tunnels, Nova York).
O autor, o britânico Lee Bofkin, viajou o mundo todo documentando arte de rua e tirou mais de 60 mil fotos para o “Arquivo mundial de arte de rua” (muro em São Paulo, por Graphis).
“Nos últimos 50 anos, a sociedade mudou seu pensamento com relação ao grafite, que antes era visto como uma perturbação pública e uma verdadeira ameaça a paisagem, mas agora ele é visto como arte e há vários festivais de grafite celebrados pelo mundo. Algumas cidades estão descobrindo a possibilidade de embelezar a região com esse tipo de pintura”, disse Bofkin (Dalai Lama, de Mear-One, Los Angeles, EUA).
O trabalho analisa a interação das influências locais e mundiais na arte encontrada em cada cidade. (Trabalho de El Marian em Buenos Aires, Argentina).
“Quando visitei a Argentina, descobri que a arte de rua de lá era bem diferente do grafite encontrado no Brasil, por exemplo. A Argentina tinha menos grafite de letras do que em São Paulo e era mais focada em mais personagens e retratos”, explica Bofkin.
Aqui um trabalho de Kislow e Seth Globepainter na Ucrânia (Seth é francês)
“Tudo fecha aos domingos na Suíça e nas ruas tudo parece meio sem graça. Mas se você gastar só alguns minutos andando ao lado dos trilhos de trem em Basel, o grafite que você vir lá irá convencê-lo de que o tédio é apenas superficial. Existem muitos artistas de rua suíços bem talentosos”, conta Bofkin. Aqui, as artistas Ezra-One e Mate posam ao lado da obra delas em Lucerne.
Bofkin é co-fundador e CEO de “Global Street Art”, um arquivo de fotos de arte de rua, e fundador do Walls Project, que já organizou mais de 500 muros com arte de rua desde 2011. (Trabalho de Ima-One & Suiko no Japão).
O livro de Lee Bofkin, Concrete Canvas – Como a arte de rua está mudando a paisagem das nossas cidades, foi publicado pela Octopus Books. (Uma obra em bondes em Valparaíso, no Chile, por Nicolina.
Da BBC Brasil

Via Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: