Mostra em Londres retrata mudança da arquitetura urbana ao longo do tempo

Uma exposição que será inaugurada nas próximas semanas na capital britânica retrata como os fotógrafos contribuíram para a compreensão da arquitetura moderna. Trabalhos de 18 artistas renomados guiarão os visitantes dos arranha-céus da década de 30 em Nova Iorque, passando pelas transformações urbanas no Oriente Médio e África até os prédios modernistas da Ásia. A mostra 'Mundos em construção: Fotografia e Arquitetura nos tempos modernos' pode ser vista de 24 de setembro a 11 de janeiro de 2015, na Galeria de Artes do centro cultural Barbican, em Londres. (Crédito: Iwan Baan) / Da BBC Brasil
Trabalhos de 18 artistas renomados guiarão os visitantes dos arranha-céus da década de 30 em Nova Iorque, passando pelas transformações urbanas no Oriente Médio e África até os prédios modernistas da Ásia. "Night view, New York City", da fotógrafa Berenice Abbott captura a essência das metrópoles modernas nos anos 30. (Crédito: Berenice Abbott)
Durante a década de 30, arranha-céus começaram a substituir os tradicionais prédios baixos, como mostra a fotografia "Frame Houses" clicada em Atlanta, Georgia, em 1936, pelo conceituado fotógrafo Walker Evans. (Crédito: Walker Evans)
"Fotografia e arquitetura têm uma longa história em comum e, por incrível que pareça, essa é a primeira grande exposição em Londres a jogar luz sobre essa relação, explica Jane Alison, chefe de artes visuais do Barbican. (Crédito: Lucien Hervé e J. Paul Getty Trust)
A foto do Case Study Houses, de Julius Shulman, mostra o movimento em torno de um estilo arquitetônico mais experimental, que prevaleceu nos anos 1940, na Califórnia. (Crédito: Julius Shulman)
Um grupo de fotógrafos que surgiu na década de 70 foi determinante para a ruptura de um ciclo de fotos documentais em preto e branco. Os trabalhos coloridos de artistas americanos, como Stephen Shore, refletem essa mudança. (Crédito: Stephen Shore)
O trabalho do fotógrafo sul-africano Guy Tillim mostra a mudança radical nas paisagens de Angola, Congo e Moçambique. (Crédito: Guy Tillim)
A mostra também inclui uma seleção do prêmio Prix Pictet 2009 para fotografia ambiental concedido a Nadav Kander. Sua série retrata a paisagem em rápida mudança em torno do rio Yangtze, na China. (Crédito: Nadav Kander)
Algumas fotos mudam a forma como enxergamos o mundo. Outras mudam a maneira como olhamos para a própria fotografia. Algumas desempenham os dois papeis. (Crédito: 2014 Eredi Luigi Chirri)
A exposição 'Mundos em construção: Fotografia e Arquitetura nos tempos modernos' pode ser vista de 24 de setembro a 11 de janeiro de 2015, na Galeria de Artes de Barbican, em Londres. (Crédito: Iwan Baan)

Comentários