China reúne mestres da fotografia em sua primeira feira dedicada à arte

Foi realizada neste mês a edição inaugural do Photo Shanghai, a primeira feira internacional de arte dedicada à fotografia na China. A feira exibiu o trabalho de alguns dos mais renomados fotógrafos do mundo, incluindo o brasileiro Sebastião Salgado. Cerca de 70 galerias exibiram seus trabalhos na feira. Segundo os organizadores, o objetivo é estabelecer uma plataforma internacional para fotografia artística na região Ásia-Pacífico. / Da BBC Brasil
A feira exibiu o trabalho de alguns dos mais renomados fotógrafos do mundo, incluindo Nick Brandt, Edward Burtynsky, Henri Cartier-Bresson, Patrick Demarchelier, Peter Lindbergh, Steve McCurry, Araki, Mokiyama , Martin Parr, Robert Polidori, Josef Sudek e Albert Watson, autor desta imagem de Lisa Kauffman, feita em Paris em 1986. O brasileiro Sebastião Salgado também esteve entre os fotógrafos expostos. (Albert Watson. Cortesia: A Galerie, Paris)
O objetivo da feira é estabelecer uma plataforma internacional para fotografia artística na região Ásia-Pacífico. Esta imagem mostra a parte de trás de um vestido Versace, feita pelo renomado fotógrafo americano Herb Ritts. Por quase 25 anos, Ritts fotografou celebridades para capas de álbuns, ensaios de moda e campanhas publicitárias. (Herb Ritts. Cortesia: Camera Work, Berlim)
Cerca de 70 galerias exibiram seus trabalhos na feira, incluindo a C.A.M. Gallery, de Istanbul; a Danziger Gallery, de Nova York; a Flowers, de Londres; a Three Shadows, de Pequim, e o Centro Tcheco de Fotografia, de Praga, que exige esta imagem de Stastny Bohumil, feita nos anos 1930. (Stastny Bohumil. Cortesia: Centro Tcheco de Fotografia)
"Estou animado em trazer a fotografia dos séculos 19 e 20 junto a já estabelecidas fotografias contemporâneas e emergentes do maior calibre para a região cuja economia é a que mais cresce no mundo", disse o diretor da feira, Alexander Montague-Sparey. (Xiong Wen Yun. Cortesia: Aike-Dellarco)
Para o editorial de moda de primavera da Harper's Bazzar em 1963, Melvin Sokolsky fotografou a modelo Simone d'Aillencourt em uma bolha. (Melvin Sokolsky. Cortesia: Fahey/Klein Gallery)
A série Perdidos e Achados (Lost and Found Series) é um projeto do artista chinês-americano Peikwen Cheng, que é baseado em Pequim e Nova York. (Peikwen Cheng. Cortesia: MD Gallery)
Alguns dos trabalhos em exibição incluíram impressões como esta de 1957, feita por Ho Fan. (Ho Fan. Cortesia: AO Vertical Art Space)
Palestras e outros eventos ocorreram simultaneamente à feira. (Yang Fudong. Cortesia: ShanghART)
Para mais informações sobre a feira, acesse http://www.photoshanghai.org. (Graham Fink. Cortesia: Riflemaker)

Comentários