O fino do design a serviço do futebol

Uma exposição de trabalhos de design contemporâneo brasileiro inspirados pelo futebol foi inaugurada no Museu Nacional do Futebol em Manchester, na Inglaterra. A mostra traz cartazes, livros, tipografia, infográficos e até animações que mostram desde retratos do lendário jogador Garrincha até a história de meninos que também sonham em ocupar um lugar no panteão do esporte. Produzida em colaboração entre a Escola de Arte de Manchester, o Museu Nacional do Futebol, o Instituto Plano Cultural e a Mandacaru Design, a exposição "Brasil, Football, Design" fica aberta até o dia 25 de agosto de 2014. / Na imagem acima, Rivaldo aparece na ilustração do quadrinista Gustavo Duarte.
Cartazes, livros, tipografia, moda, marcas e animação fazem parte da mostra. Este livro, desenvolvido e ilustrado em 2012 por Gustavo Piqueira, é feito de colagens de fotos e manchetes de jornal dos anos 1940, o ano em que o Sociedade Esportiva Palestra Itália se tornou o Palmeiras.

A série de livros sobre futebol do estúdio de design Laboratório Secreto também está em exibição. O Livro-Jogo das Copas Globo Esporte (na foto acima) ganhou o prêmio Aloísio Magalhães de Design Gráfico da National Library Foundation em 2010 e também foi selecionado para a 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico.
Garrincha, um dos melhores e mais amados jogadores de futebol do Brasil, é o tema de uma estampa em estêncil criada pelo artista gráfico carioca Eduardo Denne.
Para os Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro em 2007, a Dupla Design criou pictogramas como este usando o mascote Cauê, dos Jogos Pan-Americanos de 2007. A exposição "Brasil, Football, Design" fica em cartaz até o dia 25 de agosto de 2014.
O ilustrador paulista Kako D'Angelo criou a animação de dois minutos "Golden Boy", sobre um grupo de garotos que sonham em se tornarem lendas do futebol.
A fonte Samba, criada por Tony de Marco e Caio de Marco foi inspirada pela tipografia do artista brasileiro dos anos 1920 J. Carlos. O trabalho dos irmãos foi um dos vencedores do Concurso Internacional de Design de Tipos em 2003 e agora está no kit oficial da Nike para a Seleção Brasileira na Copa de 2014.
Em 2009, a tradicional revista 'Placar' publicou uma série de infográficos de página dupla, que podem se transformar em cartazes, contando "A Evolução do Futebol". A série foi premiada no 18º Prêmio Internacional de Infográficos Malofiej, em 2010.

Comentários