Artista recria momentos históricos de Copas do Mundo com brinquedos

O artista e torcedor Terry Lee passou os últimos anos recriando cenas históricas de jogos de futebol, usando jogadores de brinquedo, de futebol de mesa. Tudo começou com uma ideia de Lee para reciclar os jogadores que tinham uma perna ou braço quebrados. Ele viu na internet uma linha de jogadores customizados e decidiu recriar o goleiro colombiano Rene Higuita e sua famosa pose do "chute do escorpião", que ele fez durante um amistoso contra a Inglaterra em 1995. A partir daí, Lee começou a recriar os momentos mais infames e gloriosos da história do futebol: desde o gol de mão de Maradona contra a Inglaterra em 1986, até a cabeçada de Zidane no peito do um zagueiro italiano Materazzi na final da Copa de 2006. Acima, o jogador espanhol Gerard Pique, de brinquedo, levantando a taça da Copa do Mundo de 2010. (Foto: Terry Lee / Caters News Agency)/ Da BBC

Lee recria o momento da Copa de 1998 em que o inglês David Beckham foi expulso do jogo por chutar Diego Simeone, da Argentina. (Foto: Terry Lee / Caters News Agency)
O goleiro colombiano Rene Higuita e sua famosa pose do 'chute do escorpião', que ele fez durante um amistoso contra a Inglaterra em 1995. (Foto: Terry Lee / Caters News Agency)
Capitão da seleção da França Zinedine Zidane acertou uma cabeçada no peito do italiano Marco Materazzi no final da Copa do Mundo de 2006, em Berlim. (Foto: Terry Lee / Caters News Agency)
Um dos incidentes mais infames na história das Copas do Mundo foi quando Diego Maradona fez o famoso gol de mão contra a Inglaterra e aqui Lee recria o momento em que o argentino pula com o goleiro inglês Peter Shilton, em 1986, na Cidade do México. O juiz não viu que Maradona usou a mão e o gol foi válido. O argentino disse depois a jornalistas que foi ajudado pela 'mão de Deus'. (Foto: Terry Lee / Caters News Agency)
Na foto acima, Lee recria um dia histórico para todo torcedor inglês, 30 de julho de 1966, quando a Inglaterra venceu a Copa em casa, no estádio de Wembley. (Foto: Terry Lee / Caters News Agency)
Holanda e Espanha se enfrentaram na final da Copa da África do Sul em 2010. E Lee recriou momentos como este, quando Nigel de Jong recebeu apenas um cartão amarelo depois de acertar um chute no peito do espanhol Xabi Alonso. (Foto: Terry Lee / Caters News Agency)
A estrela da seleção de Camarões, Roger Milla, brilhou na Copa da Itália em 1990, fez quatro gols e, acima, Lee recriou sua famosa dança de comemoração. Naquela Copa, os 'Leões Indomáveis' entraram para a história, se transformando no primeiro time africano a chegar às quartas de final. (Foto: Terry Lee / Caters News Agency)
Lee também retratou outro momento de Pelé na Copa de 1970, no México: quando ele dá o soco no ar, a comemoração famosa de um gol. O Brasil vencia a sua terceira Copa do Mundo, marcando 4 a 1 contra a Itália na final, com um time que, além de Pelé, contava também com Rivelino, Jairzinho e Tostão. (Foto: Terry Lee / Caters News Agency)
Mas, quatro anos depois, Pelé abraçaria o inglês Bobby Moore, depois de o Brasil vencer a Inglaterra por 1 a 0 na copa do México, outro momento famoso imortalizado pelos brinquedos de Lee. (Foto: Terry Lee / Caters News Agency)

Comentários