Livro retrata 50 pratos simbólicos da literatura internacional

Comida, fotografia e literatura foram reunidas em um novo livro, criado pela designer e diretora de arte Dinah Fried e que retrata 50 dos pratos mais famosos da literatura internacional. Acima, o abacate recheado com caranguejo foi inspirado pela obra "A Redoma de Vidro", de Sylvia Plath, que descreve um prato do tipo. (Foto: Dinah Fried)
"Comer e ler são (atividades) que combinam", diz a autora. "Usamos a mesma expressão de apetite voraz para livros e para comida." Esta foto, de sanduíche queijo e leite maltado, foi inspirada por "O Apanhador no Campo de Centeio", de JD Salinger: que tem um trecho que fala das vitaminas presentes no leite maltado. (Foto: Dinah Fried)
Fried diz que a ideia inicial do projeto veio das lembranças de refeições em romances como "Moby Dick", "Oliver Twist", "Alice no País das Maravilhas" e "Os Homens que Não Amavam as Mulheres". Esta foto foi inspirada na obra de Lewis Carroll, que diz "Alice olhou à mesa, mas não havia nada além de chá" (tradução livre). (Foto: Dinah Fried)
A própria Fried criou todos os pratos e cenários fotografados no projeto. A mesa acima remete a uma das exuberantes refeições descritas em "O Grande Gatsby", de F. Scott Fitzgerald. (Foto: Dinah Fried)
Uma refeição de "Medo e Delírio em Las Vegas", de Hunter S. Thompson, também foi recriada pela artista. (Foto: Dinah Fried)
Inicialmente, Fried fez cinco imagens de "refeições literárias" e postou-as na internet. Amigos, parentes e até desconhecidos passaram a dar sugestões de pratos que foram imortalizados pela literatura. A sopa acima imita um prato descrito em "Moby Dick".
Restos de comida sobre um jornal remetem à obra "A Metamorfose", de Franz Kafka, que fala de vegetais "velhos e semiapodrecidos", ossos e outros restos de refeições. (Foto: Dinah Fried)
Ovos e batatas ao forno foram inspirados por "O Jardim Secreto", de Frances Hodgson Burnett. (Foto: Dinah Fried)
Frango com tomate e ervilhas são parte de uma refeição descrita por Harper Lee em "O Sol é Para Todos". A obra completa de Fried chama "Fictitious Dishes: An Album of Literature’s Most Memorable Meals" (Pratos ficcionais: um álbum das refeições mais memoráveis da literatura, em tradução livre) e foi publicada pela HarperCollins. (Foto: Dinah Fried)

Comentários