'National Geographic' seleciona melhores fotos de 2013

Esta incrível imagem de um urso polar emergindo do mar congelado na baía de Hudson, do fotógrafo Paul Souders, ganhou o prêmio principal no concurso de fotos deste ano da National Geographic.
Um rinoceronte indiano, longe de casa e preso dentro do melancólico inverno do zoológico de Toronto. Esta foto de Stephen De Lisle recebeu menção honrosa na categoria "Natureza".
O concurso anual de fotos atraiu mais de 7 mil imagens feitas em 150 países. Os fotógrafos concorreram em três categorias: pessoas, lugares e natureza. Esta imagem é dos gêmeos idênticos Nils e Emil, de 15 anos, da dinamarquesa Cecile Baudier - a ganhadora na categoria "Pessoas".
Adam Tan venceu na categoria "Lugares" com esta imagem de uma mulher carregando sua filha em uma cesta, durante uma manhã de neblina na China.
O júri também distribuiu menções honrosas, como para Yosuke Kashiwakura, reconhecido por esta foto que tirou de um ninho de corvos em Tóquio.
Outra imagem de natureza que recebeu menção honrosa foi a de Réka Zsirmon, feita no rio Danúbio, na Hungria.
"Eu estava dirigindo na estrada ao longo do litoral e percebi esses touros tomando banho de sol em uma praia vazia", disse Andrew Lever, que recebeu menção honrosa na categoria "Lugares".
Julie Fletcher também foi reconhecida na categoria "Lugares". "Não havia chuva ou vento, mas na distância o céu parecia carregado e bravo, colocando sua ira sobre este cemitério de árvores mortas, em um lago que costuma ficar bastante seco", explica ela.
A foto feita por Bisig Maurin de uma nova-iorquina de 13 anos de idade foi feita no Gambia, na África, e recebeu menção honrosa na categoria "Pessoas".
Michele De Punzio tirou esta foto de uma amiga sua, Francesca, em um carro parado no semáforo.
Um menino brinca com balões no rio Buriganga, com fumaça ao seu redor, neste lixão em Dhaka, capital de Bangladesh. A foto é de Andrew Biraj.
"Esta foto é parte da minha série ëFrumoasaí. 'Frumoasa' é romeno para 'beleza'", diz a fotógrafa Aurélie Geurts.
Da BBC Brasil

Comentários