Foto de mulher vietnamita levando batatas é vencedora do CGAP 2013

A imagem de uma mulher carregando batatas em uma tarde chuvosa no Vietnã foi a grande vencedora do Concurso de Fotos CGAP 2013. A foto de Truong Minh Dien foi uma das 3.890 concorrentes de 91 países no concuso que visa destacar como as vidas de pessoas pobres podem melhorar com mais acesso a recursos financeiros. (Foto: Tarde Chuvosa/Truong Minh Dien)
O segundo prêmio foi para Md Farha Rahman, de Bangladesh. 'Este homem ganha sua renda vendendo jornais em uma estação de trens', afirmou Raham. 'Estes vendedores de jornais trabalham na maioria dos centros de transportes em cidades diferentes, com formas únicas de se apresentar.' (Foto: Jornaleiro/Md Farhard Rahman)
O terceiro prêmio foi entregue a Chi Keung Wong, do Mali, pela foto dos homens trabalhando no mercado de arroz de Bamako. (Foto: Curvas duplas/Chi Keung Wong)
A Escolha Popular foi para a foto de Mohamad Gouda, do Egito, que mostra uma mulher que conseguiu um microfinanciamento para abrir uma empresa de pintura e bordado. A foto recebeu 1.236 votos, cerca de 400 a mais do que a segunda mais popular. (Foto: Talentosa Nesma/Mohamad Gouda)
A vencedora da região da África subsaariana foi Pauline Opmeer, com a foto feita na Tanzânia. No país há uma grande demanda por pneus recauchutados. A foto mostra justamente este processo. (Foto: Nova Camada/Pauline Opmeer)
Na região da América Latina e Caribe o vencedor foi o brasileiro Luiz Grillo, por uma foto feita em Salvador. 'O mercado de São Joaquim é a maior feira de Salvador e mais tradicional para a população de baixa renda. É o maior distribuidor de artesanado em argila, produtos para o Candomblé, além de frutas, verduras, carne, roupas e outros produtos. Aqui, os trabalhadores enchem um caminhão com laranjas que serão distribuídas em outras regiões', escreveu Grillo. (Foto: Homens e laranjas/Luiz Grillo)
Os juízes também selecionaram 28 outras fotos do mundo todo como vencedores regionais, finalistas e menções especiais. 'Um destaque foi o vencedor regional do sul da Ásia, o funcionário de uma fábrica de tijolos, de Moksumul Haque, de Bangladesh', disseram os juízes. 'A foto captura os tijolos arremessados em pleno ar, o que deixa o observador imaginando o que aconteceu logo depois de a foto ter sido feita.' (Foto: Funcionário de fábrica de tijolos/Moksumul Haque)
No Vietnã, mulheres cruzam as dunas de areia da praia para chegar ao local da pesca diária na foto vencedora da região do leste da Ásia e Oceano Pacífico. (Foto: A Vida Dourada/Vo Chi Trung)

O vencedor da região da Europa e Ásia Central foi Bulent Suberk, da Turquia. A imagem mostra um dono de uma sapataria, de 84 anos, ainda trabalhando para conseguir uma renda mais decente. (Foto: Sapataria/Bulent Suberk)

Comentários