Brasileiro vence Concurso de Fotos de Viajantes da National Geographic

O brasileiro Wagner Araújo, de Belo Horizonte, foi o grande vencedor do Concurso de Fotos de Viajantes da National Geographic 2013. Ele ganhou o primeiro prêmio ─ uma expedição de 10 dias às ilhas Galápagos a bordo de um barco da National Geographic Society ─ com a foto acima, feita durante o campeonato brasileiro de Aquatlo (natação e corrida) em Manaus.Da BBC Brasil
O segundo lugar ficou com o americano Max Seigal, que caminhou até estas ruínas no Colorado à noite com a esperança de fotografá-las com a Via Láctea. "Mas uma tempestade caiu e criou esta imagem dramática", diz ele.
Outros sete escolhidos ganharam suas fotos impressas e emolduradas pela National Geographic. Um deles, o fotógrafo Gergely Lantai-Csont, viu de perto uma seita fechada chamada Tatahonda, na República Democrática do Congo. Nessa imagem ele mostra mulheres se preparando para uma cerimônia religiosa.
Hideyuki Katagiri, o autor da foto acima, explica que as flores de cerejeira mostradas na imagem são chamadas de Sakura em japonês e são consideradas símbolos do país. Na foto, as flores são de cerejeiras antigas, chamadas de Edo-Higan.
Michelle Schantz fotografou Mikael Ánde, filho de pastores de rena lapões (que vivem na Lapônia, no norte da Escandinávia). No momento, ele descansava dentro de casa depois de um dia inteiro reunindo os animais para vacinação e abate. "Os filhos dos pastores aprendem a lidar com esses animais e com a terra em que vivem desde a infância", diz ela. "O jovem Mikael sabia mais sobre a natureza do que eu jamais poderia aprender."
Nikola Smernic mostra uma cena das ruas de Queenstown, na Nova Zelândia, ao final de mais um dia de adrenalina. A cidade é o principal destino dos amantes de esportes radicais, mas naquele momento, o som do piano criava uma atmosfera de calma, segundo o fotógrafo.
A foto de Graham McGeorge mostra uma Mini coruja orelhuda (Megascops asio) camuflada em meio a um tronco de árvore. Essas aves são consideradas mestres do disfarce.
As trupes de Guanjiang Shou podem ser vistas em Taiwan em festivais religiosos populares. Com seus rostos pintados, presas e performances coreografadas, os artistas são facilmente reconhecidos, segundo o fotógrafo Chan Kwok Hung. "Eles podem ser descritos como polícia do mundo inferior ou guarda-costas dos deuses", diz.
Marcelo Salvador capturou o momento em que uma mulher enche dois regadores de água em um vilarejo em Bagan, na Birmânia (também conhecida como Mianmar).
A foto de Dody Kusuma, que mostra um pescador na praia de Bira, na Indonésia, foi a escolhida pelo público. O concurso, realizado anualmente, recebeu mais de 15 mil fotografias de todo o mundo. Todas as fotos são cortesia do 2013 National Geographic Traveler Photo Contest.

Comentários