A arte (e a técnica) dos ganhadores do 156º concurso da Sociedade Real de Fotografia

A Sociedade Real de Fotografia anunciou os vencedores do concurso anual que premia imagens feitas por fotógrafos profissionais e amadores. Nesta imagem, David Baker e sua entrada no concurso, a "Praia" (Foto: David Baker/Sociedade Real de Fotografia).
O concurso deste ano contou com quase 5 mil imagens inscritas, de 1285 fotógrafos originários de cerca de 60 países. Nesta imagem Gillian Anderson é retratada por Harry Borden (Foto: Harry Borden /Sociedade Real de Fotografia).
“A mostra exibe uma grande variedade de gêneros e estilos de fotografia, com obras ousadas ao lado de trabalhos tradicionais – das mais artísticas até as mais documentais, de história natural aos retratos”, dizem os organizadores. Neste exemplo, o retrato “Matt & Fey”, de Carlotta Cardana (Foto: Carlotta Cardana /Sociedade Real de Fotografia).
Cerca de cem imagens foram selecionadas para a mostra itinerante. Aqui, a imagem “Master”, de Steve Smith (Foto: Sergey Anisimov /Sociedade Real de Fotografia).
A mostra da RPS já teve 156 edições desde sua criação, em 1854. Imagem sem título, de Benjamin Fox (Foto: Benjamin Fox /Sociedade Real de Fotografia).
O segundo lugar ficou com Mattia Vacca por “S'Ardia – Introdução à vida familiar em Barbagia”. O garoto aprende a atirar com uma arma de fogo como parte de um rito de iniciação ao final de uma corrida de cavalos com cem jóqueis (Foto: Mattia Vacca /Sociedade Real de Fotografia).
A Sociedade Real de Fotografia é uma organização de caridade educacional que promove tanto a arte quanto a ciência da fotografia. Qualquer um pode tornar-se membro, independentemente do nível de experiência ou conhecimento. Aqui o retrato “Katie”, de Guy Brown (Foto: Guy Brown /Sociedade Real de Fotografia).
Neste ano os três primeiros lugares ficaram com fotógrafos italianos. Antonio Busiello levou o prêmio de ouro pela imagem “O Cullatore”. Os “cullatori” são homens que têm enormes calos nos ombros por carregarem o peso de grandes estruturas de madeira no Festival dos Lírios, realizado anualmente em Nola, no sul da Itália (Foto: Antonio Busiello/Sociedade Real de Fotografia).
A premiação na categoria abaixo dos 30 anos ficou com Michele Palazzi, que estava trabalhando em uma reportagem no deserto de Gobi, na Mongólia, quando capturou a imagem “Gone with the Dust” (Levado pela Tempestade, em tradução livre) durante uma tempestade de areia (Foto: Michele Palazzi /Sociedade Real de Fotografia).
A mostra será aberta ao público no dia 20 de julho na Shire Hall Gallery, em Stafford (Grã-Bretanha), e pode ser visitada até o dia 8 de março de 2014. “Os Ciganos Urbanos de Westway”, por Paul Wenham-Clarke (Foto: Paul Wenham-Clarke /Sociedade Real de Fotografia).

Comentários