Artista mescla 'passado e presente' para expor trauma de golpe no Chile

Em sua obra 'A Persistência da Memória', o artista chileno Andrés Cruzat inseriu imagens do golpe militar de 11 de setembro de 1973 em fotos atuais dos mesmos locais, criando um contraste entre passado e presente que convida à reflexão sobre a identidade da sociedade chilena. (Crédito: Andrés Cruzat e Gustavo Alberto Bravo)“Pensei em usar esse título para essa série de fotos justamente porque é muito surreal a situação de estar lá, passear todos os dias com aqueles fantasmas, é como se esses lugares estivessem impregnados com essa memória”, explica. (Crédito: Andrés Cruzat y Chas Gerretsen)
“Pensei em usar esse título para essa série de fotos justamente porque é muito surreal a situação de estar lá, passear todos os dias com aqueles fantasmas, é como se esses lugares estivessem impregnados com essa memória”, explica. (Crédito: Andrés Cruzat y Chas Gerretsen)
Nessa foto, os restos mortais de Presidente Salvador Allende são tirados pelo Portão de Morandé 80, fechado durante o regime e reaberto no governo do presidente Ricardo Lagos. (Crédito: Andrés Cruzat e AP El Mercúrio)
Essa mistura de passado com presente permite que você reconstrua os fatos e reflita sobre eles, de acordo fotógrafo. Para ele, essa é uma história recente que não pode ser esquecida. (Crédito: Andrés Cruzat e Chas Gerretsen)
“Eu via as fotos do golpe quando era muito pequeno, então pensava que estava acontecendo em outro país, não pensava que era aqui. Quando me dei conta que a realidade era aqui, foi um choque grande para mim”, disse Cruzat. (Crédito: Andrés Cruzat e Chas Gerretsen)
Calle Morandé, esquina de La Moneda. Os soldados abriram fogo contra o Ministério das Obras Públicas, onde havia um foco de resistência. (Andrés Cruzat e Chas Gerretsen)
Acima, foto do fogo em La Moneda (sede do governo chileno), Calle Moneda, atualmente onde é a Plaza de la Constitución. É possível ver mais fotos do projeto de Andrés Cruzat em sua página no Facebook (https://www.facebook.com/pages/Andres-Cruzat-Fotomemoria/720057431398761). (Crédito: Andrés Cruzat y Chas Gerretsen)
O trabalho dele se concentra principalmente no bombardeio de La Moneda e nos acontecimentos do dia 11 de setembro, o dia do golpe, perto do Palácio do Governo. (Crédito: Andrés Cruzat e Chas Gerretsen)

Comentários