Ensaio sobre esforço humano mostra semelhanças entre bailarinas e boxeadores

'Boxeadores + Bailarinas' é a primeira mostra individual do fotógrafo John Goodman em Nova York e mostrar os extremos aos quais o corpo humano é submetidos.
Na mostra, em cartaz na galeria Rick Wester Fine Art, Goodman reúne fotos de seu ensaio "O Ginásio de Times Square", de 2004, com imagens de bastidores que fez das bailarias do Ballet de Boston.
Ambos os trabalhos são 'shadowgraphs', ou seja, fotos de figuras transitórias que confirmam nosso desejo de presenciar a grandeza diariamente, de examinar sem a distração da velocidade ou o espanto", diz o texto de apresentação da mostra, na galeria Rick Wester Fine Art.
Com mais de 30 imagens, a mostra fica é aberta ao público no dia 3 de abril e fica em cartaz até 31 de maio de 2014. Crédito das fotos: Copyright John Goodman. Cortesia Rick Wester Fine Art
"Tenho uma atração pelo corpo humano e por suas contradições", diz Goodman. "Eu exploro a competição que se dá entre a luz e a escuridão, o poder e a graça, a fortaleza e a ternura."
O fotógrafo retratou o lendário Mohammad Ali durante um treino em 1975, uma imagem que foi usada no tributo fotográfico ao agora fechado ginásio, que ficava na Rua 42 com a 145 West.
As bailarinas do Ballet de Boston mostram semelhanças em relação aos boxeadores, especialmente no suor e no esforço.
Em seu ensaio no livro The Times Square Gym, o jornalista americano Pete Hamill escreveu: "O ginásio representa uma rara conquista artística: uma homenagem monumental à classe trabalhadora."
O Ginásio de Times Square era uma instituição onde atletas - famosos ou não - treinavam lado a lado por décadas.
Da BBC Brasil
Via Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: