Da guerra 'psicodélica' ao autorretrato: os 'melhores' da Europa em 2013

O prêmio anual Deutsche Börse reconhece fotógrafos contemporâneos do mundi inteiro que fizeram contribuições significativas para a fotografia Europa no ano anterior. Richard Mosse está nesta lista restrita de artistas. Suas fotografias retratam uma nação em tempo de conflito - no caso, o leste da República Democrática do Congo.
As imagens foram captadas por meio do uso de uma tecnologia de vigilância usada em ações militares - um filme fotográfico chamado Kodak Aerochrome. Originalmente desenvolvido para identificar camuflagens em reconhecimentos aéreos, esse tipo de filme usado registra luz infravermelha, que é invisível ao olho humano. Ela capta imagens em tons vívidos de lavanda, vermelho e rosa.
Lorna Simpson também concorre ao prêmio de 30 mil euros, que foi criado em 1996 pela Photographers' Gallery, em Londres, para promover os melhores trabalhos da fotografia contemporânea.
Simpson foi indicada por sua retrospectiva no Jeu de Paume, em Paris". O trabalho de Simpson mistura vídeos, fotografia e performances para explorar questões de gênero, identidade, cultura, memória e imagem corporal.
Alberto García-Alix foi indicado pela publicação 'Autoretrato/Selfportrait' (La Fabrica Editorial), um livro com autorretratos em preto e branco que documentam quatro décadas da vida do artista espanhol.
O artista alemão Jochen Lempert está entre os finalistas pela mostra que leva seu nome, realizada no museu Hamburger Kunsthalle em setembro de 2013.
Originalmente um biólogo, Lempert usa a fotografia desde o início dos anos 1990 para estudar humanos e a natureza. A mostra com os finalistas de 2014 do Börse ficará em cartaz na Phtographers' Gallery, em Londres, entre 11 de abril e 22 de junho. O vencedor será anunciado em 12 de maio.

García-Alix registra momentos e experiências íntimas de sua vida num período que vai desde o fim da ditadura de Francisco Franco na Espanha (1976) até os dias atuais.
Da BBC Brasil

Comentários