'Tesouros' ocultos: exploradores urbanos seguem rastros da antiga URSS

Jovens aventureiros enfrentam perigos de todo o tipo ao explorar prédios, túneis, usinas, minas e outros marcos abandonados da antiga União Soviética. (Foto: Zorge-Richard.Livejournal.com)
O vasto território da Rússia tem muitas instalações industriais desocupadas e fora de uso. Mas, Vadim Makhorov recebeu a missão de fotografar esta usina de energia ainda em funcionando, no leste do país, a pedido dos donos da usina. Uma das fotos é esta, dentro de um grande encanamento de água. (Foto: Dedmaxopka.Livejournal.com)
Muitos dos exploradores urbanos são fotógrafos talentosos que capturam imagens impactantes. 'Quem precisa de palavras quando há estrelas no céu?', pergunta Vitaly Raskalov, que fez esta foto de Kirill Vselensky perto do topo de uma torre em Moscou que abriga uma estrela da era soviética. (Foto: Raskalov-Vit.Livejournal.com)
A imagem feita pelo fotógrafo conhecido como General Kosmosa mostra um explorador descansando na parte alta da Ponte Sul, em Kiev, sobre o rio Dniéper. Com 135 metros, é a mais alta da Ucrânia. Os riscos desta atividade são óbvios e já foi registrado pelo menos um caso de morte entre eles. (Foto: General-Kosmosa.Livejournal.com)
O explorador Kirill Vselensky dai de dentro de relógio, no topo do principal edifício da KGB em Minsk, Belarus. (Foto: Raskalov-Vit.Livejournal.com)
Algumas pessoas dizem que quem vê uma usina de energia já viu todas, mas não concordo', disse Vadim Makhorov. 'Fiz estas fotos em muitas usinas e consegui encontrar algo novo e interessante todas as vezes', acrescentou. (Foto: Dedmaxopka.Livejournal.com)
'Este provavelmente é meu melhor achado, uma mina de gesso no leste da Ucrânia. Uma porta discreta levava a uma verdadeira cidade subterrânea, com ruas, sinais de trânsito e cavernas de 20 metros de altura', disse Yaroslav Segeda, outro fotógrafo e explorador urbano. (Foto: Zorge-Richard.Livejournal.com)
Segundo a lei russa, a invasão em uma propriedade privada pode ser punida com uma pequena multa, mas, entrar em edifícios abandonados e considerados sem segurança geralmente é considerado um delito mais grave. (Foto: Vanh1To.Livejournal.com)
O que me atrai mais é o ambiente dos lugares perdidos', disse Sam Namos, que fez a foto de um explorador conhecido como Vanh1to, em cima de uma enorme antena parabólica. 'Há tanto o que aprender sobre o seu próprio país, tantos mistérios para descobrir', afirmou. (Foto: SamNamos.Livejournal.com)
'A fotografia de exploração urbana mostra nossas cidades por dentro', disse Olena Zinchenko, que ajudou a organizar uma exposição em Kiev em 2013. 'Estas fotos estão vivas, pois revelam a cidade de uma perspectiva completamente diferente, que poucos têm o privilégio de ver'. Segundo a organizadora, a importãncia destas fotos está em mostrar a história da decadência industrial na antiga União Soviética. (Foto: Vanh1To.Livejournal.com)

Comentários