Túneis do tempo: as 'fantasmagóricas' estações de metrô fechadas de Londres

As plataformas e bilheterias vazias de estações abandonadas do metrô de Londres fascinam fotógrafos e cineastas.Acima, estação de Aldwych. (Foto: Nick Lockey)
Equipes de filmagens de televisão e cinema costumam frequentar estas estações. Mas o público raramente tem a chance de passear por estes locais. Foto: um velho cartaz na estação de Aldwych. (Foto: Emma Wright/Editorialgirl).
No entanto, um empresário de Londres Ajit Chambers, disse que conseguiu o apoio financeiro para transformar 26 destas estações em atrações turísticas e espaços para eventos. Acima, cartaz de alerta danificado na estação de Aldwych. (Foto: Emma Wrigh/Editorialgirl)
A estação de Aldwych, que operou entre 1907 e 1994, está na lista de construções britânicas tombadas. O local já apareceu em vários filmes, às vezes se passando por outras estações do metrô de Londres. Acima, bilheteria na estação de Aldwych. (Foto: Christopher Westcott).
Algumas das estações fechadas foram, na verdade, mudadas de local, por isso, seus nomes continuam em uso. Acima, sinal de saída da estação de Aldwych.
A Companhia de Transportes de Londres não sabe o número exato de estações de metrô sem uso na capital britânica, mas afirma que são "cerca de 40". Acima, Plataforma e cartazes antigos na estação de Aldwych. (Foto: Christopher Westcott).
Aldwych já foi usada também como depósito para as obras da coleção da National Gallery durante a Primeira Guerra Mundial e, durante a Segunda Guerra Mundial foi o local onde foram guardados os Mármores de Elgin, as esculturas que decoravam o Partenon na Grécia – abrigadas há quase 200 anos no Museu Britânico, em Londres. Acima, local de compra de passagens na estação de Aldwych. (Foto: Christopher Westcott).
Estações em desuso já foram usadas como abrigos durante os bombardeios contra Londres, na Segunda Guerra Mundial. Uma destas, Brompton Road, foi vendida para o Ministério de Guerra em 1938 e é usada nos dias de hoje pelo Ministério da Defesa. Acima, plataforma na estação de Aldwych. (Foto: Christopher Westcott).
É possível visitar algumas das antigas plataformas, cujos cartazes de propaganda foram deixados nas paredes. Acima, visitantes em estação abandonada.
Da BBC Brasil

Comentários