Arte erótica do Japão ganha mostra no British Museum

Devido a sua natureza explícita, a exposição no British Museum só pode ser vista por pessoas maiores de 16 anos. (Kitagawa Utamaro (d. 1806), Uwaki no so, da série Fujin sogaku juttai, c. 1792 - 1793).
A exposição Shunga - Sex and Pleasure (Shunga - Sexo e Prazer_ in Japanese Art acontece no British Museum de 3 outubro a 5 de janeiro de 2014. (Kitagawa Utamaro (d. 1806), Amantes em um quarto no segundo andar de uma casa de chá, c. 1788)
A maioria das imagens vem de xilografias produzidas em Tóquio nos séculos 16, 17 e 18, e mostram uma variedade de posições sexuais, muitas vezes com detalhes explícitos. (Nishikawa Sukenobu (1671 - 1750), Deleite sexual entre um homem e uma gueixa, c. 1711 - 1716)
Às vezes, álbuns com imagens de Shunga eram dados de presente a jovens mulheres antes do casamento para que elas tivessem uma ideia do que esperar da noite de núpcias. (Hosoda Eishi (1756 - 1829), Jovem mulher sonhando com os Contos de Ise, início do século 19)
A maioria retrata a relação entre homens e mulheres, mas há algumas cenas gays e lésbicas, bem como representações de grupos de pessoas que participam de orgias. (Sugimura Jihei (1681 - 1703), Amantes debaixo do cobertor com desenho de fênix, obra sem título)
A exibição permite que os espectadores vejam representações de momentos muito íntimos de uma época em que o Japão era fechado para o mundo.
O termo 'Shunga' significa literalmente "fotos da primavera", um eufemismo à arte erótica que surgiu em um momento em que a população da cidade estava crescendo muito rapidamente e o contato com o Ocidente não era permitido. As obras também são conhecidas como "fotos de travesseiro" ou "fotos que riem" e tendem a mostrar pessoas desfrutando do ato sexual.
As fotos eram muitas vezes vendidas em álbuns com 12 imagens, mostrando uma gama de diferentes situações sexuais. Ao comprar a coleção, os compradores conseguiam evitar de revelar sua imagem favorita. (Cortesãs da Casa Tamaya, pintura do Período Edo do final dos anos 1770 ou início dos anos 1780)
Fotos: BBC

Comentários