Mostra fotográfica apresenta viagens por mundo ‘sem fronteiras’

A profissão de jornalista deu a Ángeles Lucas a oportunidade de correr o mundo inteiro em busca de todo tipo de histórias. 'As fronteiras entre as pessoas são artificiais, mentais, intencionais, inventadas, movidas por interesses', afirma. Esta imagem de janeiro de 2010 foi registrada quando ela estava dentro de um ônibus, em uma rua de Pinar del Río, em Cuba, que é Patrimônio Mundial da Unesco. Todas as fotos cortesia de Ángeles Lucas.
Em foto de maio de 2010, o prefeito de Pelejo, de muletas, confere as atividades de um vendedor ambulante de carne na praça local, à beira do Rio Huallaga, onde vivem cerca de 1,8 mil pessoas (crédito: Ángeles Lucas).
O trabalho levou Lucas a outros destinos nos últimos anos, entre eles territórios palestinos, Turquia, Geórgia, Romênia, Bulgária, Chipre, Estados Unidos, Inglaterra ou Bélgica. Na foto acima, de maio de 2012, um homem fuma ao entardecer em um barco no histório porto da Cidade de Jafa, em Israel (crédito: Ángeles Lucas).
A mostra fotográfica também propõe uma viagem pela humanidade, por cenas da vida cotidiana, como esta que mostra duas mulheres conversando no pátio de um convento copta na cidade velha de Jerusalém (crédito: Ángeles Lucas).
Lucas diz seguir o mote 'todos iguais, todos diferentes'. Na foto, um vendedor de pesos cubanos, cujas notas são estampadas com a efígie de Ernesto 'Che' Guevara, posa em frente de um mural com uma ilustração retratando o mesmo Che Guevara (crédito: Ángeles Lucas).
"A luz universal e única do sol facilitou que a câmera capte estas visões que convidam o espectador a criar empatia e a conversar com seus personagens, a se juntar a seus contextos, a senti-los mais próximos, a valorizar as semelhanças, a descobrir as diferenças", disse a fotógrafa. A foto registra um religioso durante uma cerimônia ortodoxa armênia na Igreja da Natividade em Belém, localizada a dois metros do local em que se acredita que Jesus Cristo tenha nascido (crédito: Ángeles Lucas).
Nesta imagem de maio de 2011, uma noiva se prepara para celebrar seu casamento seguindo o ritual religioso turco em Adana, na Turquia. A jovem espera que seu irmão passe por sua cintura um cinturão vermelho que simboliza a futura perda da virgindade (crédito: Ángeles Lucas).
As cidades também chamaram atenção de Lucas. Aqui, ela retrata os reflexos em uma vitrine de Nova York, entre a Madison Avenue e a rua 42 (crédito: Ángeles Lucas).
A lama não impediu essas crianças, que estão se lavando nas águas do Rio Huallaga, um afluente do Amazonas, de jogar uma partida de futebol no campeonato regional de futebol da província de San Martín, no Peru (crédito: Ángeles Lucas).
A mulher acima está sentada no mirante do Monte Camlica, em Üskudar, na área asiática de Istambul, A Turquia chamou a atenção da fotógrafa em outubro de 2010. Deste mirante se pode ver o Estreito de Bósforo (crédito: Ángeles Lucas).
A rua Shuhada (acima, em 2012), a rua dos mártires, em Hebron, foi dividida em dois pelo Exército de Israel após a segunda intifada, no ano 2000. 'Aos palestinos, é vetado o acesso à área esquerda da cidade', explica a fotógrafa (crédito: Ángeles Lucas).
As fotos vistas aqui integram uma mostra que foi apresentada na região da Andaluzia, na Espanha. O objetivo foi angariar fundos para um projeto comunitário na selva peruana, em Tarapoto. Esta imagem mostra alunos da Escola Virgem de Guadalupe, dessa região, comemorando o aniversário do Centro Comunitário Videsol, responsável pelo projeto (crédito: Ángeles Lucas).

Fotos: Ángeles Lucas / BBC Brasil

Comentários